sexta-feira, 16 de março de 2012

Os dilemas de uma cidade violenta


Acabo de chegar em casa depois de mais um dia de trabalho. Seria uma volta pra casa rotineira se não fosse por um evento que eu presenciei no meio do caminho.

Estava andando distraídamente ouvindo música (como sempre faço) quando vi uma aglomeração de pessoas na calçada olhando para o outro lado da Avenida Faria Lima. Ali estavam mais pessoas paradas olhando e duas viaturas da polícia, uma atrás da outra. Eu quase nunca páro pra ficar observando. Acho muito de mal gosto esse pessoal que adora um barraco alheio, e pra não ser confundida com gente assim, sempre passo reto e finjo que não sei. Mas por algum motivo aquilo me despertou uma curiosidade e eu também parei pra olhar.

Sem tirar os fones do ouvido, vi que a polícia estava colocando um cara dentro de uma das viaturas. Ele entrou no carro sem oferecer resistência alguma. No entanto, na segunda viatura a coisa não era bem assim. Deu pra perceber que o outro rapaz (ou menino, vai saber) gritava e tentava se desvencilhar dos policiais. Movida por uma curiosiddade maior ainda, desliguei o iPod e aí pude ouvir o que ele tanto berrava. Coisas como "eu não quero mais apanhar", "deixa eu pelo menos ligar pra minha mãe", "eu não fiz nada" e "por favor".

Atrás de mim, um prédio que abriga uma escola de ensino técnico e os estudantes na janela gritando outras frases como: "abuso de poder", "chama o Datena", "coxinhaaaa", "tamo filmando tudo", "polícia safada" e outras coisas mais.

Enquanto isso, o menino da segunda viatura gritava e resistia. Um dos políciais acabou se irritando e ali, na frente de todos começou a dar uns cacetes nele. Empurrava ele pra dentro da viatura como se fosse uma caixa de papelão, dessas que a gente usa na mudança e joga de qualquer jeito dentro do caminhão, sabe? Até que em determinado momento um coxinha, digo, policial entrou junto na parte de trás do camburão e foram embora.

Alguns policiais ainda ficaram e começaram a abordar as pessoas que estavam perto dos carros. Pelo que eu entendi, um rapaz filmou tudo com o notebook. Perguntei ainda para os estudantes da tal escola se eles sabiam o que tinha acontecido, mas ninguém soube me informar nada. Enfim, a confusão dispersou e todos continuaram seu trajeto de volta pras suas casas depois de mais um dia estafante.

Vendo aquela cena me veio de imediato o livro do Zuenir Ventura (1968: o ano que não terminou) na cabeça. A polícia está rondando por ali, vê dois tipos com cara de estudante e como estão sem serviço, resolvem parar e abordar de uma maneira nada amigável. Com qualquer pretexto, eles batem, algemam e levam embora e sabe-se lá como isso vai acabar. Em suma: o terror.

Aí eu fiquei pensando. Será que os dois eram realmente inocentes? Eu sou do tipo radical e desconfiada.Pra mim, ninguém presta até que se prove o contrário. Sou do tipo que se a polícia pegou alguém fazendo alguma coisa errada tipo furtando um pedestre, ameaçando enfim oferecendo algum tipo de risco, tem mais é que descer a borracha mesmo, encher de bica e levar preso. Direitos humanos pra bandido e vagabundo de cu é rola! Mas e aí? A gente sabe que a nossa polícia é corrupta, como saber se o que eles estavam fazendo era certo? Se eles pegaram as pessoas certas? Como saber se o que estava berrando fez isso de propósito, pra chamar a atenção e pagar de coitadinho, quando na verdade ele era culpado de alguma coisa? E se ele era culpado, DO QUE ele seria acusado? O que ele fez?

Fiquei pensando que fim levará os que foram presos vão levar. Especialmente aquele que estava mais relutante. Qualquer coisa que você fala prum policial é considerado ~desacato a autoridade~ e o policial que bateu nele estava visivelmente puto. E a pessoa que teve a ousadia (no bom sentido) de filmar todo o acontecimento. O que os policiais fizeram com ele? Com o notebook? Com a gravação?

E se essa gravação saiu intacta, como proceder? Chamar a polícia pra resolver uma denúncia feita sobre a... polícia? Ou divulgar na TV? Alguém pode ajudar? Quem seria capaz de resolver esse problema?

Dúvidas essas que eu com certeza levarei comigo durante um bom tempo.

3 comentários:

  1. Tb presenciei a cena e fiquei chocada... será q o cara era inocente??? ele gritava demais... e apanhou demais tb. Os policiais quase quebraram o pé dele (se é q nao quebraram) p/ conseguir colocá-lo p/ dentro da viatura. Fiquei com essas imagens na cabeça, e tenho certeza q se esse cara chegou até a delegacia ele chegou arrebentado, mas acho mais facil eles terem desovado o corpo em qq lugar. Triste e revoltante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi horrível mesmo!
      espero que ambos os caras estejam bem =/

      Excluir
  2. O melhor a ser feito, para as pessoas q filmaram é levar a gravaçao a corregedoria! Mas até ai tem q apurar os fatos e saber realmente se foi abuso de autoridade!

    ResponderExcluir