quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chegamos em 2012?


Ontem estava no carro conversando com o meu pai sobre o caos que anda a cidade por causa das chuvas, enchentes e etc. Na verdade, a conversa começou quando estávamos ouvindo na CBN que essa semana, se eu não me engano, iam começar as reformas no estádio do Mineirão prá Copa de 2014. Aí, meu pai comentou: você não tem a sensação de que eles não estão fazendo nada prá essa Copa? De que ta tudo atrasado?
Aí eu concordei com ele, e falei: nossa pai, tava reparando. Todo mundo reclamando que o prefeito não tem feito nada prá evitar as enchentes etc etc etc. Mas ao mesmo tempo, eu sempre vejo funcionários da prefeitura fazendo manutenção em canteiros, cortando grama, asfaltando alguma rua... é até contraditório isso.

É muito cômodo prá nós, moradores de São Paulo sair falando que a prefeitura não tem feito nada, que é tudo culpa do Kassab, enquanto você abre a janela do seu carro e joga sua bituquinha de cigarro na rua ou aquela latinha de cerveja vazia.
Se tem uma coisa que me irrita MUITO é quando eu vejo gente jogando lixo na rua. E não importa a classe social, do mais pobre ao mais rico, o que tem de gente que faz isso é impressionante. Desse jeito fica fácil colocar a culpa na prefeitura, né?

Longe de mim dizer que a culpa é SÓ NOSSA, porquê não é. A real mesmo, é que é um combo do tipo “compre 1 e leve 2 de graça”. Uma combinação infeliz de fatores.
1- a manutenção da prefeitura é falha sim. A cidade quase não tem mais terra prá absorver a chuva que cai. Aliás, não tem mais PRÁ ONDE essa água ir. Nem os reservatórios mais tem capacidade prá agüentar. Além disso, a cidade não tem onde colocar mais tanto morador e muita gente mora em encosta, em terreno irregular, o que aumenta o número de pessoas mortas, soterradas e depois que passa a chuva, sem ter onde morar. Falta planejamento do poder público, falta dar moradia decente prá essas pessoas.
2- Alie o que foi escrito acima com o já citado fato das pessoas INSISTIREM em jogar lixo na rua. É CLARO que vai entupir os bueiros. São Paulo é uma cidade MUITO grande, imagine a quantidade de bueiros que não tem prá limpar. A impressão que eu tenho é que, quanto mais os funcionários de limpeza vão lá e fazem a manutenção, mais sujeira tem prá limpar. Parece que o trabalho deles não rende, coitados.
3- Faz quase 2 meses que tem chovido TODOS OS DIAS. Tem noção do que é isso? São quase 60 dias que chove, sem pular UM DIAZINHO SEQUER. E não é uma chuvinha, ou uma garoa (já que São Paulo é a “terra da garoa”). São chuvas fortes, temporais, ventanias... não tem manutenção que dê conta de tanta água que tem caído.


O fato é que eu não me lembro de um fim e começo de ano tão catastróficos como esse. Aqui eu incluo não só as chuvas que caem em São Paulo, mas a tragédia lá em Ilha Grande, e vou além citando o terremoto no Haiti. A natureza ta dando o troco e nós só sabemos colocar a culpa nos governantes.

Do jeito que as coisas estão caminhando, acho difícil até a gente conseguir chegar em 2012...

Nenhum comentário:

Postar um comentário