sábado, 26 de junho de 2010

"Sua gorda"


Fazendo uma pequena pausa na sequência de postagens sobre os cd's que mudaram minha vida, pra falar de algo que eu venho me segurando faz um tempo.

No finalzinho do ano passado todo mundo resolveu fazer um Formspring.me. Inclusive eu. E claro que não demorou pra aparecerem perguntas feitas de forma anônima que não estavam me perguntando nada, apenas me atacando com coisas do tipo: "você além de gorda é feia. Por quê você não emagrece? Que tal fazer uma dietinha? Sua gorda ridícula, você não é gostosa. O cara que te come, deve estar matando cachorro a grito" entre outras coisas sutis e educadas de pessoas que aparentemente se preocupam mais com o meu peso e minha forma física do que eu mesma.

De vez em quando aparece uma ofensa aqui, outra ali mas eu tenho tentado responder cada vez menos, porquê:
1- responder esse tipo de ofensa é exatamente o que essas pessoas desocupadas querem. Ibope, agito uma vez que provavelmente levam uma vida medíocre, a ponto de terem tempo suficiente pra se preocuparem com a vida alheia

2- chamar uma pessoa de gorda, feia, biscate, vadia é muito anos 90. Ok, talvez o biscate e vadia nem tanto, mas o gorda sim. TODO MUNDO que me conhece já me chamou de gorda um dia e se não chamou, VAI CHAMAR. Pelo simples fato de que eu SEMPRE fui assim, mais cheinha, com o rosto mais redondo e sempre precisei me preocupar com os ponteiros da balança. Ou seja, me chamar de gorda, balofa, free willy é MUITO clichê. Será que é tão difícil assim ser criativo?

3- COMO que alguém consegue se interessar TANTO pelo meu peso a ponto de entrar numa das minhas redes sociais com o intuito de dizer aos quatro ventos que eu estou acima do peso? Porquê honestamente, só uma pessoa muito interessada em mim poderia fazer isso... não?



Hoje, fuçando na internet e na vida alheia (literalmente abro um parênteses aqui para criticar a hipocrisia de pessoas que fazem cara feia quando lêem esse tipo de coisa. TODO MUNDO já fez isso um dia. E se você diz que não, está MENTINDO e mentir é feio!), acabei caindo num Formspring.me de uma menina que eu não conheço, nunca vi pessoalmente mas que pelo que li também sofre com os mesmos tipos de anônimos que aparecem no meu. Li coisas do gênero: esquece de estudar e vai fazer uma plástica, ser gordo é feio e indigno (JURO que eu li isso), você de biquini é deprimente, sua feia mal cuidada e gorda e etc etc etc.

Lendo isso, disse em voz alta sozinha: meu, como as pessoas são tão perversas?
Sério, isso pra mim é algum tipo de perversão e das mais assustadoras. Alguém que aparentemente está MUITO desocupado, se dá ao trabalho de entrar em redes sociais de uma pessoa que não gosta, e com sua imensa coragem (/ironia) fica mandando recadinhos anônimos ofensivos, desnecessários e infantis, sendo que o real propósito do tal Formspring.me é o de mandar PERGUNTAS. Ahn sim, tem gente que não sabe brincar, né? Que pena. Enfim...

É triste - e deprimente - ver como muitas pessoas tem a cabeça fechada em pleno 2010. Pessoas que acham que só é bonito quem é magra, esquelética, tenha corpo super atlético. Mulheres como eu que são baixinhas, com MUITA celulite na bunda, estria no peito, rosto redondo e cheinho, um culote grande, barriga saliente e os famoso pneuzinhos são consideradas feias, fora do padrão (padrão?) de beleza e estética e nem deveriam sair de casa.

Confesso que eu estava (ainda estou) beeem incomodada com o fato de ter engordado horrores de uns meses pra cá e por isso estou indo ao endocrinologista e sim, estou tomando remédios para emagrecer. Mas não faço isso para agradar os outros ou porquê me senti ofendida ao ser chamada de gorda. Tô indo atrás uma pela questão saúde (sobrepeso traz inúmeros malefícios que todo mundo sabe quais são) e outra, pela questão estética SIM! É horrível deixar de usar várias coisas no seu armário porquê não servem mais, ou tudo o que for provar na loja fica feio. Mas não faço esse regime esperando que vá ficar como a Gisele Bundchen por exemplo. Sei que JAMAIS vou ter um corpo de modelo, porquê meu biotipo NÃO foi feito pra tal. E se querem saber, AINDA BEM. Gosto de ter uma carninha sobrando, porquê os homens A-DO-RAM ter onde apertar e morder. Como diria minha amiga Ludimyla: "eu sou tão mulher, mas tão mulher que até sobra"; hahahahahaha.

E para encerrar (na tentativa de cortar minha empolgação literária antes que eu fique divagando demais e perca a linha de raciocínio): eu não sou de fazer apologia a nada. Acho que quem quer ser magro que seja e quem quer ser obeso, vai em frente. Sou a favor de cada um ser feliz dentro daquele padrão que te faz feliz. A felicidade pra você é comer um whooper triplo com queijo acompanhado de batatas fritas e refrigerante grande? Vai em frente! O sinônimo de alegria é passar a vida à base de saladinha, barrinha de cereal e leite de soja porquê você tem PAVOR de engordar? Ótimo, seja assim! Mas certifique-se de que você será MUITO FELIZ com as decisões que tomar.
O que não vale é perder tempo útil de vida xingando alguém que, honestamente, está pouco se fudendo com o que você pensa ou deixa de pensar.

-Ana-









PS: esse link é perfeito para o post de hoje. Me mandaram semana retrasada e guardei com todo o carinho do MUNDO. Porquê quem gosta de osso, é cachorro ;-)

http://gostosa.tumblr.com/

Um comentário:

  1. Você esta coberta de razão!! E puxa como escreves bem!!!? Sou um admirador do sexo oposto acima do padrão, pois pra mim se o padrão é ser magra e esquelética as gordinhas estão acima disso. Digo outra coisa, essa paranóia toda que a industria da beleza tenta empurrar na mente das mulheres só serve ao propósito de vender mais e mais a mais que cara "solução". Não vejo nenhum problema no corpo das gordinhas e se essa for a sua foto esta de parabéns.

    ResponderExcluir