sexta-feira, 2 de julho de 2010

Adeus Brasil


E daí que hoje foi o último jogo da seleção canarinho na Copa do Mundo de 2010. Infelizmente a gente não passou pela Holanda, mas pelo menos perdemos com dignidade. Diferente daquele jogo VERGONHOSO que fizemos contra a França em 2006.

Aliás, isso me lembra que naquele dia eu estava na casa de um amigo meu - que hoje mora nos Estados Unidos e aparentemente não volta pra cá tão cedo - com mais outros amigos. Fizemos um churrasco com muita cerveja e comida. Eu era meio apaixonada pelo primo da minha amiga e no dia ele estava ficando com a ex-namorada dele; fato esse que me deixava bem chateada com a minha auto-estima, que na época não era lá aquelas coisas, ainda mais pra baixo.

Dois dias antes desse jogo, eu tinha prestado pela segunda vez o vestibular no Mackenzie. Da primeira vez não tinha conseguido passar, minha colocação foi vergonhosa. Mas pra essa segunda vez eu estudei MUITO, fiz cursinho específico pro Mackenzie. Mesmo assim, como sempre na minha vida estudantil eu tinha ido MUITO MAL em Biologia, Física, Química e Matemática. Pra vocês terem uma noção, eu consegui ZERAR na prova de Matemática. Naquela época, por causa disso o clima lá em casa estava péssimo. O resultado da Belas Artes (a outra faculdade que prestei, e seria minha segunda opção caso a primeira não desse certo) tinha saído. Eu tinha passado, é claro. Mas estava triste e angustiada pois sabia que se eu não tivesse passado no Mackenzie, me sobraria fazer faculdade num lugar que eu não sentia a mínima vontade de estudar. E eu seria uma frustrada eternamente.

Me lembro que um dia antes do jogo eu fui fazer a matrícula sozinha da Belas Artes. Não conseguia sentir um pingo de felicidade ou de orgulho de mim mesma. Minha mãe estava puta da vida comigo. Meu pai, chateado por ter jogado dinheiro fora durante 6 meses no cursinho. E eu com medo. O churrasco no dia do jogo ajudou um pouco a dar uma esquecida, mas eu não conseguia me animar. E ainda por cima a seleção jogou mal pra caramba, Roberto Carlos arrumando a chuteira em momento decisivo, Ronalducho levando chapéu do Zidane, a desclassificação do Brasil... não tinha nem isso pra me ajudar a me animar.
Ahn sim: o pior foi ver todo mundo combinando de fazer uma balada pós churrasco e eu ter que dizer: não obrigada. Estou desempregada e sem dinheiro nem pra ir na esquina.


Na época foi trágico. Mas hoje, 4 anos depois o Brasil foi sim eliminado mais uma vez. Mas o jogo não foi vergonhoso, não senti vergonha da seleção que representou meu país.
Não estou desempregada e se quiser posso encontrar alguns amigos agora para poder tomar uma cerveja, dar risada e o mais legal: poder comemorar o fato de que estou a caminho do ÚLTIMO semestre do curso de Publicidade e Propaganda naquela faculdade que eu estava morrendo de medo de não ter passado.





Ainda bem que o mundo dá voltas, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário