quinta-feira, 3 de março de 2011

Sobre a decisão da Anvisa em proibir os remédios contra a obesidade


Faz tempo que eu quero escrever sobre isso aqui no blog. Aí na semana passada li uma reportagem na Veja (tá, eu sei que "leu na Veja, azar o seu"), mas mesmo assim achei válida e me ajudou a formar uma opinião a respeito.

A Anvisa quer proibir que os endocrinologistas receitem remédios inibidores de apetite como femproporex, anfepramona (o remédio que eu tomo, por sinal) e até a sibutramina que é RIDÍCULA e mal faz efeito! E sabe o que eu acho disso tudo? DESNECESSÁRIO, PATÉTICO, FALTA DO QUE FAZER!
Por que?

1- quando esse tipo de atitude é tomada você tira TODA a liberdade e autonomia do médico. Um profissional que na maioria das vezes estudou ANOS pra chegar onde chegou. Uma pessoa que em algum momento da vida dela resolveu que ia ser médico(a), estudou pra caralho, fez plantão em hospital público, ESPECIALIZAÇÃO na área, ralou pra caralho e finalmente conseguiu montar seu próprio consultório e tem seus pacientes fixos. Aí vem uma porra duma organização e fala: AGORA VOCÊS NÃO PODEM MAIS RECEITAR ISSO OU AQUILO!
Tipo, oi? A pessoa ESTUDOU pra isso, ela SABE o que está receitando! É a mesma coisa que alguém te chamar de BURRO.

2- um médico BOM, DECENTE não sai receitando qualquer remédio pra qualquer pessoa de maneira aleatória. Todas as vezes que eu tomei remédios pra emagrecer (femproporex, sibutramina e agora a anfepramona), os endocrinologistas que eu fui me mandaram fazer um moooooooooooonte de exames. Aí, SÓ DEPOIS que eles escolhiam qual era o melhor remédio pra mim, qual daria melhor resultado e AÍ SIM eles me davam. E mesmo assim, sempre em quantidade controlada, pra depois de ter perdido os primeiros quilos, eles irem tirando o remédio de mim aos poucos. A Anvisa acha o que? Que a pessoa entra na sala do médico, ele olha pra cara dela e fala: você vai tomar tal substância porque combina com o seu nome?

3- Proibir esse tipo de remédio agora é ter um número de pessoas obesas muito maior depois. Ou a Anvisa acha que dá pra tratar só com shake da Herbalife ou com dietazinha, sem nada? Tem casos em que a pessoa TEM que tomar o remédio. E aí? A pessoa vai ter problema de colesterol, de coração, sofrer preconceito porque proibiram os remédios?

4- Os funcionários da Anvisa não vão na minha casa, as 22:30 numa quarta-feira tirar o terceiro pedaço de pizza da minha mão, evitando que eu engorde né? Isso eles não fazem...






Pô.
Tem tanta coisa mais importante - envolvendo esse ramo de remédios pra emagrecer - pros caras se preocuparem.
Eles deveriam combater a venda de receitas falsas, isso sim. Tinha que prender pseudo-médicos que estão por aí "trabalhando", receitando coisa errada, prejudicando um monte de gente, quem sabe até MATANDO essas pessoas, sabe?
Vai ali no centro de São Paulo, perto da Galeria do Rock pra você ver. Qualquer infeliz pode ir lá comprar uma receita falsa. EU MESMA cheguei a comprar uma vez. Chegou pelos Correios em casa e custou só R$15,00. Era só preencher com o remédio que me desse na telha... e aí? Isso a Anvisa não vê, isso eles não proibem!
Tá tudo errado nessa merda de país... tudo errado.

-Ana-


Ps; se alguém concorda comigo, tá rolando um abaixo-assinado contra essa decisão ridícula:
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/8288

Nenhum comentário:

Postar um comentário