terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lista de Material Escolar dos Anos 90


Hoje num papo saudosista com uma amiga minha via MSN, começamos a conversar sobre aquelas propagandas tosquíssimas do Grupo Imagem Teleshop (o famoso 011 1406) e quando eu me dei conta começamos a falar de material escolar que a gente usava naquela época.
Baseado nisso vai ser o meu post de hoje. Vamos ver quem mais se lembra.

. Canetas coloridas em gel: nossa, eu me lembro quando fiz 9 anos e o conjunto com 12 canetas custava na época os olhos da cara a ponto de eu precisar pedir de presente de aniversário, porque só assim. E ganhei e aí eu só sabia usar aquelas canetas. Elas vinham numas cores bizarras, tipo rosa shock, laranja extremamente clarinho e eu só usava essas canetas. Minha professora de português na época ficava puta da vida, porque mal dava para enxergar o que estava escrito no caderno, hahahaha. Ela falava que meu caderno parecia porta de tinturaria, de tanta cor que eu usava.

. Borracha azul e vermelha: eu não sei quem foi a pessoa que plantou na cabeça das crianças que a parte azul (ou a vermelha, sei lá) servia pra apagar a escrita da caneta Bic. E todo mundo acreditou e aposto que a galera que caiu nesse conto deve ter rasgado inúmeras folhas dos seus cadernos, ou manchado alguma prova, porque aquilo OBVIAMENTE não funcionava.

. Corretivo líquido: o famoso "branquinho". Esse eu demorei pra usar, porque na escola onde eu estudei até a oitava série os alunos só foram permitidos usar caneta no lugar de lápis a partir da 5ª série. E quando o branquinho secava? Empelotava tudo no vidro e tudo que dava pra fazer era jogar no lixo. E tinha uns vidrinhos fofos, com tampas coloridas que a gente gostava de colecionar. Na minha sala, a gente brincava de passar essa porcaria nas unhas tipo esmalte e depois a gente coloria com canetinha, hahahahha. Não sei como nossos dedos não caíram no meio do processo.

. Estojo de alumínio: ou seria ferro? Ou aço? Sei lá, só sei que aquilo só servia pra fazer a gente querer consumir mais na papelaria, porque na real não cabia NADA dentro daquele estojo. E quando caia no chão no meio da aula? Fazia aquele puta barulho, ele abria e tudo o que estava lá dentro se espalhava pela sala. E lá ia o pobre aluno sair recolhendo tudo. Toda vez que alguém derrubava um daqueles, sempre tinha um maninho pra gritar: AÍ MARMITEEEEEIRO.
Ainda dentro desse ítem, alguém se lembra daqueles estojos que você apertava um botão e o estojo abria? Como se fosse uma gaveta? Hahahaha, eu não sei se tinha pra homem, mas eu particularmente tive uns dois desses, com estampa da Moranguinho.

. "Estojo que tem tudo": enquanto o estojo de alumínio não cabia quase nada, esse era daqueles grandões que vinha absolutamente TUDO dentro: lápis, lápis de cor, canetinha, aquarela, compasso, régua, LUPA (sempre me perguntei pra que serviam essas lupas), giz de cera, borracha, cola... e eles eram IMENSOS, nem cabia dentro da mochila. Tinha que ficar carregando aquilo debaixo do braço.

. Caneta de 6498654687987 de cores: essa era pra quem não podia ou não tinha pais que queriam comprar as canetas coloridas com cheiro, com gliter ou outra gayzisse do gênero. Elas eram horríveis, sério. A carga sempre acabava rápido e pra mim, que sempre tive a mão pequena, mal dava pra segurar o negócio, de tão grossa que ela era.

. Carimbos fofinhos: nossa, teve uma época que era a maior moda entre as meninas da minha sala, hahahahaha. A gente ia na papelaria que ficava na frente de onde a gente estudava, comprava vários carimbos de temas sortidos e saía por aí carimbando tudo: caderno, agenda telefônica, parede, as amiguinhas, nós mesmos. Até que um belo dia a diretora proibiu que a gente entrasse com isso na sala de aula, hahahaha =)

. Lápis de cor/Aquarela/Giz de cera/Giz pastel: eu tive aula de artes praticamente durante toda a minha vida acadêmica, ou seja, usei muito essas "técnicas". A que eu mais odiava era usar aquarela. Eu nunca fui boa em desenhar, pintar (só gostava de brincar com as imagens do Almanacão da Turma da Mônica), então eu SEMPRE molhava demais o pincel que automaticamente molhava demais o papel sulfite, que por sua vez rasgava e depois a professora me dava a maior bronca =(

. Cola Tenaz: quem foi o infeliz que inventou essa porcaria? Sério, era muito ruim fazer recorte-e-cola com ela. Sempre saia mais do que você queria daquele bico maldito, tinha um cheiro horrendo, deixava as imagens todas enrugadas e ainda por cima a gente se lambuzava com aquele líquido, e depois que secava você tinha que ficar tirando as casquinhas da mão, hahahaha.
Eu não entendo porque quando a gente era menor não nos deixavam usar cola Print. Lembro que só pude fazer meus trabalhos de arte com ela lá pelos 11 anos.

. Tesoura SEM PONTA: todo mundo usava aquela pretinha básica da Mundial, porque era a única que funcionava, que tinha corte. As outras vinham todas cegas, não cortava nem água. E quando saiu aquela tesoura do Mickey e da Minie? Com aquela propaganda nada ética do "eu tenho, você não tem"? Hahahahahaha. Claro que eu tive a minha, e claro que ela era tão bonita que NÃO FUNCIONAVA DIREITO. Ou seja, o papel dela, que era cortar, ela não fazia. Isso sem contar o fato que os dedos nunca cabiam dentro daqueles buraquinhos, não era nada prático de usar.

. Mochila de rodinhas: nossa, que saudade de usar isso, sério. Era tão mais prático do que ficar andando com uma mochila extremamente pesada nas costas. O único problema era que naquela época a gente não sabia quanto custava isso e também não sabíamos cuidar. Era um tal de correr com aquilo atrás da gente pela escola, passar por buracos, pedras e esfolar a pobre coitada da rodinha.

. Apontador COM DEPÓSITO: a parte do COM DEPÓSITO era importante. Sem esse tal depósito, cada vez que você queria apontar o lápis, tinha que se levantar da carteira, ir até o lixo e ficar lá apontando. Apontando. E apontando... essa é uma das coisas que não funcionam direito, né? Eu sempre sofri pra deixar meus lápis afiados, ora porque o apontador não colaborava muito, ora porque a porcaria do lápis estava quebrado por dentro e aí a ponta caía o tempo todo.

. Fichário: hahahahaha, isso rende boas histórias pra mim. Eu sempre estudei na mesma escola, do pré até a oitava série. E era uma escola pequena, um pouco tradicionalista. Ou seja, a gente sempre usou cadernos. Até que chegou na 5ª série (foi o ano que a gente começou a ter um professor para cada matéria, o que pra gente era tipo WOW!) e esse lance de ter um caderno pra Matemática, outro pra Português, outro pra Geografia and so on ficou meio inviável. Aí ok, deixaram a gente usar fichário. Mas a escola ainda insistia que os professores levassem os cadernos/fichários dos alunos pra casa pra verificar se estávamos copiando tudo. É CLARO que teve um monte de gente que perdeu folhas do fichário, deu o maior bafafá e no ano seguinte PROIBIRAM a gente de usar fichário.
Rolou praticamente uma revolução escolar, porque onde já se viu a gente ter que carregar trezentos mil cadernos, né?

. Caderno quadriculado: eu não sei bem pra que servia aquilo, lembro que usei só quando era criança. Mas lembro que era pra aula de Matemática e a gente tinha que ficar pintando uns quadradinhos de acordo com o número. Exemplo: número 2 tinha que pintar 2 quadrados. Número 5, 5 quadrados e assim vai. A escola tinha seu próprio caderno quadriculado, a capa era amarelo clarinho com o símbolo da escola, que horror, hahahaha.

. Calculadora: é ÓBVIO que esse ítem era to-tal-men-te proibido, nem entrava na lista de material escolar. Mas a gente queria usar né? Eu tinha uma que eu amaaava, meus pais compraram pra mim no Duty Free quando voltamos de Buenos Aires, que era verde-água com o Frajola e o Piu Piu. Aff, era linda, hahahaha.
Um adendo: Frajola, Piu Piu, Patolino, Pernalonga e os outros personagens do Looney Toneys (?) eram a maior moda na minha época. Todo mundo comprava as coisas na Side Play, que hoje nem existe mais.

. Tênis que acende luz atrás: não, isso não vinha na minha lista de material escolar, mas pra gente era quase que uma obrigação ter tênis novo na volta as aulas. O favorito da galera era esse que você pisava e atrás acendia uma luz vermelha, haahaha. Era maior divertido, pena que durava muito pouco a diversão e se você pisasse numa poça d'água (e isso acontecia sempre), o tênis pifava.




Que eu me lembro, era isso que era sensação, hahahaha.
Fazer esse post me deu saudade :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário