segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sobre a confusão na USP


E no meio desse bafafá todo em relação a USP é claro que eu, Ana Clara, tinha que vir aqui dar os meus pitacos não solicitados, né?

Tudo começou porque alguns alunos foram presos dentro do campus pela polícia pois estavam fumando maconha. Outros alunos que não o estavam fazendo se rebelaram, fizeram o maior alvoroço, subiram em cima de viatura, pediram a retirada da PM do campus da Cidade Universitária e enfim. Resultado disso: alunos acusando a PM de agressão e adivinhem só: ocupação da reitoria da universidade!
Os alunos pegos foram liberados quase que em seguida, pois a droga era de uso pessoal. Tudo o que a polícia iria fazer era levá-los para delegacia, provavelmente eles assinariam um termo, os pais seriam chamados e pronto. Mas não. Os que não estavam envolvidos acharam isso uma postura arbitrária da Polícia e deu no que deu.

Acredito que esse seria o momento ideal para fazer justiça a polícia de São Paulo. Quem se lembra porque eles começaram a patrulhar o campus? Foi depois que um estudante foi morto depois de uma tentativa de assalto. Todo mundo ficou indignado, aconteceu dentro da maior universidade do país, os alunos pediram e lá foram os policiais fazer o seu trabalho. E esse trabalho não é só intimidar os marginais, estupradores e potenciais assassinos. Mas se eles encontram um grupo de estudantes fazendo o uso de drogas, é claro que eles vão abordar. Afinal, a maconha AINDA não é legalizada aqui no nosso país. E os alunos deveriam saber disso, certo? Teoricamente sim, mas na prática a coisa muda de figura. Os uspianos pensam que por terem estudado em escola particular, feito o melhor cursinho da cidade para entrar na universidade mais conceituada do país, eles pode fazer o que bem entendem. E isso envolve fumar maconha sem serem incomodados, é claro! A lei não vale para eles e se alguém tentar fazer o que é certo, eles batem o pé e fazem birra que nem criança mimada. Daquelas que se joga no chão da loja de brinquedos se a mãe diz que não vai comprar um Hot Wheels ou o último modelo da Barbie. E todo mundo passa em volta, olha e pensa: credo, que criança insuportável. Ou ainda: é culpa da mãe que não educou direito. E a mãe, com aquela cara de vergonha dela e do monstro que ela mesma criou.
É assim com os alunos da USP. “Agora eu quero policiais no campus”. “Agora eu não quero, porque preciso fumar meu baseado em paz”. Na boa? Falta vergonha na cara desse povo. Pegar um ônibus ou um vôo pra Brasília e invadir o Congresso, ninguém quer? Tomar posse do Palácio do Governo, que tal?

O que falta pra esses alunos da USP é levar um bom sarrafo da polícia, com direito a cassetete, gás de pimenta e bomba de efeito moral. Porque é isso que a gente faz com criança mimada: bate na bunda de chinelo!

Falta uma mensalidade bem cara para eles pagarem. Afinal criança malcriada é assim: a gente tira a mesada deles e pronto.

Falta todo mundo ali levar um belo dum susto: ser assaltado com arma na cabeça, sofrer um seqüestro-relâmpago, tentativa de estupro. Pra ver se entra na cabeça que SIM, a polícia PRECISA estar ali. Criança egoísta que só enxerga seu próprio umbigo tem que aprender na marra. Eu não gosto de desejar esse tipo de coisa para os outros, mas pelo amor de Deus. O que vai ter que acontecer pra eles perceberem que essa postura deles é totalmente ridícula?
Eu não sou mãe e nem tenho idade pra isso. Mas as vezes me coloco no lugar da mãe do menino que foi assassinado em Maio desse ano e que dor que deve ser. Que falta de sensibilidade desse zé povinho em relação a segurança pública. Tem comunidade que daria de um tudo para ter a polícia patrulhando os arredores e esses "estudantes" querem abrir mão disso tudo por causa de um baseado! Me poupem...

Falta todos eles serem punidos com contribuição social. Cuidar de criança na creche, catar sujeira do chão, doar cesta básica para instituições de caridade, participar de algum programa de alfabetização para adultos. Ajudar na reforma de monumentos públicos, reforma na própria universidade. Porque com criança birrenta e egoísta a gente coloca num canto de castigo, manda escrever na lousa quantas vezes forem necessárias “nunca mais vou desobedecer”, “nunca mais vou bater nos outros”.

Queria ver se estando ocupados desse jeito, eles teriam tempo pra tanto showzinho!

(alguns) LINKS RELACIONADOS:

Estudantes da USP votam hoje se vão sair da reitoria

Vídeo mostra ocupação do prédio da reitoria da USP

Presença da PM em campus gera polêmica no interior de SP

3 comentários:

  1. Não sei o que de fato rolou ou rola...
    Mas discordo de muita coisa aí.

    O foda é isso. Não tem só filhinho de papai na usp, maaaas, essa a visão geral. Qualquer protesto (que eu já participei) é assim, os estudantes querem uma coisa, qualquer coisa, a polícia taca spray de pimenta. Em 2007 participei de uma passeata contra as universidades a distância (= sucateamento do ensino superior, afinal, como um pedagogo vai se formar sem estar em contato de sala de aula, assim temos mais um monte de "profissionais" péssimos!) e só andamos e carregamos faixas, pq a PM tava lá? Pq eles estavam sem nome nas fardas? Pq eles não estão na marcha pra Jesus?

    O buraco é mais embaixo. Se o começo de tudo isso foi banal, pode ser que não seja mais. Sinceramente, eu acho péssimo a PM no Campus, pq todo mundo sabe do abuso de poder que policial tem... e é aquela famosa história, "as grades do condomínio são pra trazer proteção, mas... quem tá na prisão, afinal?!.

    É uma merda não estar seguro na universidade? É? A solução é só essa? Quando fui assaltada em Barão (puta distrito perigoso, e visado por causa da unicamp) tive mais medo do policial do que do bandido. Claro! Se não fosse a polícia, teríamos sido roubados aquele dia (o que fomos, pq rolou um caixa dois quando nossos pertences voltaram...).

    Acho que os estudantes não precisam levar porrada não. Pq faz tempo que eles levam... e mesmo assim continuam protestando. Será mesmo que eles são tão fúteis assim? E é sempre a mesma história: querem que a gente estude e bla bla bla, e se discordamos da maioria, é pq somos mimados e filhinhos de papai..., se queremos uma gestão melhor na reitoria, se queremos a PM fora do Campus... é sempre igual... filhinhos de papai, filhinhos de papai...

    Concordo com você que devíamos ir no planalto botar fogo, virar carro de político safado e bandido... concordo! Mas ainda tô do lado de quem invade a reitoria, do que do lado de quem só acha que tem filhinho de papai, mimado na usp... foda-se quem tem dinheiro... acredito ter muita gente dentro da universidade que quer mudar muita coisa. Muito mais do que fora dela.

    Saudades minha puta linda!!!
    Tenho novidades pra contar!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/notes/miguel-antunes-ramos/sobre-a-pm-no-campus-da-usp/241454459241907

    compartilhando... rs!

    ResponderExcluir
  3. engraçado que a fiança para cada preso, seria de 1050 reais. mais onten soltaram 72 presos por 39.000.!!

    moral da história estudante só paga meia rsrsrsrs

    ResponderExcluir