sexta-feira, 1 de junho de 2012

Diário de Viagem: 5/05 - Valparaíso e Viña del Mar

O sábado não foi um dia pra ficar em Santiago e sim de pegar o carro e rumar para Valparaíso e de lá para Viña del Mar. Sim, fui de carro graças ao chileno que conheci no dia anterior. Mas em Santiago tem ônibus que sai de algum terminal que vai pra Valparaíso.

Mais ou menos uma hora, uma hora e pouquinho na estrada - boa e pavimentada, por sinal - e pronto, chegamos em Valparaíso. No dia estava frio, ventando e nublado e foi o maior vacilo ever: saímos de Santiago era quase 14h. Ou seja: quando cheguei em Valparaíso, o outro museu do Pablo Neruda (o La Sebastiana) já estava fechado e só conheci Viña del Mar a noite =((

Mas enfim, nada de lamentações porque pretendo voltar para essas duas cidades muitas e muitas vezes. Deixa eu contar aqui minha primeira impressão sobre Valparaíso: quando vi as fotos na internet pensei: caralho, vou amar! Aí cheguei lá e bem... eu gostei. Mesmo! Mas achei que ia ser amor a primeira vista e não foi. Levei algum tempo até curtir de verdade a cidade.

É um morrão sem fim e o recomendado é você conhecer a cidade através dos ascensores. Tem vários, que param em diferentes pontos da cidade, que fica de frente pro porto. Como eu fui de carro, não peguei nenhum ascensor. Largamos o carro em uma rua qualquer e fomos andando aleatoriamente pelas ruas. Outro vacilo meu, deveria ter insistido no ascensor. Explico porquê: tem muitas ruinhas e pontos turísticos interessantes que só se chega de ascensor. Eu juro que não sabia disso. Mesmo!

Mas enfim, mesmo com esses tropeços (primeira viagem sozinha, né? É permitido errar) eu me simpatizei demais com Valparaíso. Totalmente diferente de Santiago, com as casinhas todas coloridas e murais com grafite por todos os cantos. Muitos restaurantes, cafés, lojinhas de roupas e souvenirs, hostels e gringos, muitos gringos! Achei uma cidade bem tranqüila. Gente tocando música nas ruas... demorei, mas gostei de Valpo.

Saindo de lá já quase no fim da tarde, fomos para Viña. De carro de Valparaíso até Viña dá, sei lá, uns 15 minutos. Não sei como faz para ir de ônibus, mas acredito que seja bem fácil também.
Não tenho muito o que falar sobre Viña del Mar, infelizmente. Cheguei lá e já estava de noite. Só escutei o barulho do mar (sei que a água de lá é muito, MUITO gelada, mesmo no verão) e tirei a clássica foto em frente ao relógio de flores. Queria ter visto a praia de dia, tirado foto no castelo lindo que fica bem de frente pra ela, mas vai ficar pra outra vez. =((

A viagem de volta para Santiago foi bem tranqüila. Paramos em um supermercado para comprar queijos e vinhos e foi isso que fiz na noite de Sábado na capital chilena. Não me perguntem o nome do vinho, não me lembro. Mas sei que era vinho branco e estava uma delícia =). Eu confesso que nunca fui fã de vinho (graças ao meu primeiro porre com vinho barato, acabei ficando com trauma enfim), mas afinal, eu estava no Chile e ainda não tinha bebido um gole sequer de vinho.

Algumas fotos desse dia pra vocês verem:







Nenhum comentário:

Postar um comentário