segunda-feira, 30 de julho de 2012

Diário de Viagem - Dicas, conselhos etc etc etc

Seria muita pretensão da minha parte querer dar dicas, conselhos ou qualquer coisa do gênero sobre meus poucos dias em Santiago e San Pedro do Atacama??
Enfim... apesar de ter ficado só 10 dias viajando, resolvi montar esse 'guia' sobre preços, nomes dos lugares que eu fui e etc. Claro que pra montar isso, eu guardei quase todos os papéis e comprovantes, então vamos lá:


ONDE ME HOSPEDEI:
Como eu disse logo no primeiro post sobre Santiago, eu fiquei no Andes Hostel. Fiz a reserva pelo Hostelbookers e recomendo. Não tive nenhum problema com reserva nem nada. Mas lembrando que quando você reserva pelo Hostelbookers, é pago uma taxa de 10% em cima do valor total da mesma. Essa taxa vem na fatura do seu cartão de crédito, mas é preciso pegar o valor desses 10% e fazer o cambio em libras, porque o site é de lá. Mesmo assim, essa taxa é ridiculamente barata, então acho que vale a pena. Foram 5 noites e paguei US$81,00 pagos logo quando você faz o check-in. Ahn: e se você vai embora antes, eles não devolvem a diferença, viu? Acredito que o pagamento só possa ser feito em dólar, mas é sempre bom enviar um e-mail antes pra não chegar desprevenido né? Alguns funcionários do Andes falam português e todos eles falam inglês. O hostel tem café-da-manhã e toalha inclusos, o que é ótimo, pois te poupa essa graninha.
O Andes é o hostel ideal pra quem tá indo viajar sozinho, porque todas as noites eles oferecem eventos no saguão. Noite do karaokê, noite do hot dog, noite de filmes, de churrasco... a não ser que você seja muito anti-social ou realmente não queira interagir com ninguém, dificilmente vai ficar sozinho(a).

Já em San Pedro, eu fiquei no Campo Base. Mesmo esquema, também reservei no Hostelbookers, com toalha e café-da-manhã inclusos. O pagamento é feito na hora do check-out, mas acho que se você quiser já deixar pago, não tem problema. O que foi legal foi que eu tinha reservado 5 noites, mas como eu resolvi ir embora uma noite antes, os caras me cobraram 4 e não 5 noites, diferente do Andes. 4 noites = 44.700 pesos chilenos, o que dá mais ou menos uns R$176,00.
Ao contrário do hostel de Santiago, o Campo Base não tem eventos sociais. Mas acho que isso não acontece só lá e sim em todos os hostels de San Pedro. Como os passeios duram o dia todo e a gente acorda muito cedo, então honestamente, ninguém lá tem muito pique pra fazer as coisas. No máximo um dos barzinhos da cidade e olhe lá. O pessoal em San Pedro costuma dormir meio cedo.

ONDE E O QUE COMER:
Comer em Santiago é MUITO barato. Bom, na real tudo lá é muito mais barato se for comparar com São Paulo, né? Obviamente que não vou lembrar de todos os restaurantes que comi e muito menos os preços de tudo, mas o que mais me chamou a atenção foi o preço que paguei em um prato de ceviche, um de marisco e uma garrafinha de vinho branco lá no Mercado Central. R$28,00!!!
Em San Pedro é um pouquinho mais caro, mas não tãããão mais caro. A maioria dos restaurantes de lá servem o menu: duas opções de entrada, duas opções de prato principal e duas opções de sobremesa. Mais uma taça de vinho ou de pisco sour, dá o equivalente a uns R$28,00 também.

Os chilenos comem muita coisa com choclo (milho), pollo (frango), palta (abacate). Se você for a um restaurante, pedir o menu e ler a palavra 'picoteios', não se assuste: picoteio lá é tipo entrada, coisinhas para beliscar. Ou como eles falam lá: para picar.
As empanadas de lá são IMENSAS. Quando estava lá no Cerro San Cristobal pedi duas empanadas e me arrependi. Uma só é o suficiente, a não ser que você coma muito, claro. Tanto as empanadas quanto os completos são opções gostosas, rápidas e baratas pra você matar a fome durante o dia. Tem em qualquer esquina de Santiago e de San Pedro.
Em Santiago, é tipo, OBRIGAÇÃO comer mariscos/frutos do mar lá no Mercado. Só cuidado quando eles tentarem te vender um prato que eu esqueci o nome (claro), mas que é tipo um caranguejo gigante. Custa uns 100.000 pesos e quase não tem 'carne' no bicho. E se eu fosse você, comeria na marisqueria do Tio Lucho. Fica mais escondidinho, no número 88.

Pra beber não tem segredo. O Chile, além dos deliciosos vinhos, tem várias cervejas riquíssimas. Sem contar o tal do mote con huesillos que eu tanto falei aqui, né? Mas me parece que o mote só é vendido na época do calor. De qualquer maneira, não custa perguntar.
Outra dica importante pra quem, assim como eu, ODEIA água com gás: aqui no Brasil a água com gás tem o rótulo vermelho e a sem gás, rótulo azul. Lá no Chile é ao contrário ¬¬'. Tive que errar umas 3x até aprender.


MEIO DE TRANSPORTE:
Eu andei só 2x de metrô lá e não lembro quanto foi a passagem. Mas se você tá afim, ande de táxi porque não sai caro MESMO.
Quando eu cheguei em Santiago, peguei um táxi do aeroporto até o centro e paguei US$35,00. Peguei o táxi oficial, os guichês ficam bem na frente quando você desembarca, não tem como não achar. Você se dirige até um guichê, fala o nome da rua pra onde você vai, a mocinha dá o preço, você paga e um funcionário identificado que te leva até o carro.
Se você quiser economizar, pode tomar um Transvip. É tipo uma van que cabe 6 pessoas dentro. O custo: 11.000 pesos chilenos (R$44,00).

Em Calama eu não me lembro quanto paguei no Transvip do aeroporto até o terminal de buses, mas deve ter sido bem mais barato que em Santiago. O ônibus até San Pedro custou 2.500 pesos chilenos. O ônibus da volta (San Pedro - Calama) custou 2.900 pesos.


PASSEIOS:
Aqui não vou falar muito sobre os lugares que eu fui (já fiz isso nos posts anteriores), mas sim vou passar os preços pra ter mais ou menos uma noção.
O nome da agência onde fechei meus passeios em San Pedro é a Maxim Tour, que fica na rua Caracoles 174C. A Caracoles por sinal é a rua principal de San Pedro.
Os passeios pras Lagunas, o Salar de Tara e os Gêiseres deu um total de 100.000 pesos. Todos os passeios incluem café-da-manhã (o Salar de Tara também inclui almoço), porém esse valor é separado das entradas. Pra entrar nos Gêiseres, eu paguei 5.000 pesos. Das lagunas 6.500, do Valle de la Luna 2.000 e do Salar de Tara 50.000 pesos. A agência dá um desconto de 10% se você fechar um pacote com eles.
Ahn outra coisa: o Valle de la Luna paguei separado, porque fechamos esse passeio primeiro e só depois que fechamos os outros. Mas o valor do passeio pra lá sai 8.000 pesos. Acredito eu que os preços dos passeios não mudem muito de uma agência pra outra. Dê uma pesquisada antes.
Dê uma pesquisada também sobre os outros passeios. Eu fiz o básico, mas lá no Deserto também tem as Lagunas Cejar, um tour astronômico (durante a noite pra um observatório ali perto), Ojos de Salar, escaladas em vulcões como o Licancabur, enfim... tem mais um monte de coisa legal pra fazer.

E outra coisa: pra quem quiser estender um pouco a viagem, em San Pedro é possível fechar um passeio para o Salar de Yunni. O Salar de Yunni fica na Bolívia e você pode fechar a viagem numa das várias agências que ficam em San Pedro. Logicamente que só as agências dos bolivianos que fazem esse passeio. Eu não fiz porque fiquei com medo de não gostar, de ser muito roots... foi minha primeira viagem esquema mochila nas costas, então achei melhor pegar meio leve hahahaha. Mas o Yunni deve ser INCRÍVEL! Vi fotos no Google e com certeza irei pra lá ano que vem. Pelo que me falaram, são 3 dias de viagem com algumas paradas e talz...
Já em Santiago e falando sobre o La Chascona: a entrada custou 3.500. Some aí mais 3.000 que gastei na lojinha de souvenirs. O funicular pra subir no Cerro San Cristobal custou 1.800. Eu optei por subir direto, sem descer no zoológico. Se você quiser parar no Zoo, sai um pouquinho mais caro.

Sabe a tal da montanha russa estilo carrinho de rolemã que o chileno me levou? Pois é, eu dei um google aqui e achei o nome: Vertigo Park. Dá uma olhadinha no site, mas achei bem bacana porque não é um passeio que se encontra nos guias clichês do Chile. Não pagamos nada pra entrar, mas a voltinha na montanha-russa saiu por 3.000 pesos cada.
Não sei mesmo quanto custa a passagem de ônibus de Santiago pra Valparaíso e/ou Viña, mas não deve ser caro... e a viagem vale a pena, como eu já relatei no post sobre o dia que fui pra lá.

Teve um passeio mega tradicional em Santiago que eu não fiz e me arrependo por isso. São os tais cafés con piernas. Dêem um Google e procurem mais sobre o assunto, porque eu realmente não sei do que se trata.

Uma coisa que eu achei bem legal em Santiago é que lá na Plaza de armas tem uns guias turísticos usando camisetas vermelhas escrito FREE TOUR. Se você fala inglês bem, é só colar com esse grupo e fazer um tour a pé e de graça pela cidade. Coisa que não se vê aqui em São Paulo, né? Eu não fiz esse tour, mas peguei alguns folhetos na recepção do hostel e guardei comigo. É só você dar uma perguntada que você descobre. O pessoal da recepção dos hostels também sempre tem dicas sobre bons restaurantes, lanchonetes, bares, passeios.
Lá em Santiago eles fazem o famoso 'pub crawl', igual que tem aqui em São Paulo. No Andes tinha bastante divulgação sobre isso e fiquei bem com vontade, mas acabou que não deu tempo. Enfim, tem muita coisa pra fazer, MESMO. Sem contar as vinícolas e as estações de esqui, né? Eu não fui nem em uma e nem em outra, mas fica aí também a dica. Bares, restaurantes, cafés com mesinhas na calçada... Santiago é tipo São Paulo, só que menor e muito mais bonita!



COMPRAS:
Não vou nunca cansar de repetir que fazer compras em Santiago é MUITO barato. Alô mulherada: se joguem sem culpa nas milhares de lojas de departamento espalhadas pela cidade. Compre casacos, bolsas, perfumes, maquiagens, esmaltes e tudo mais que gostarem e se deliciem com os preços. Eu ainda não acredito que consegui comprar dois lindos casacos por R$200,00.
Outra coisa que é bem barato por lá são os sapatos. Quando eu fui estava a maior moda de botas dos mais variados modelos e tinha também muitos daqueles coturninhos, só que com o cano mais baixo, nas vitrines. Vi botas por R$70,00, sem brincadeira. Também comprei aquelas coisas bem clichês tipo imãs de geladeira (comprei uns LINDOS em Valparaíso, recomendo), e claro, muitos postais!!!

Em San Pedro a dica é comprar artesanatinhos clássicos: meias de lã de lhama, ponches, aquelas touquinhas tipo do Chaves, luvas, bijous de cobre ou prata, bala de coca, porta retrato com madeira de cacto, lhaminhas de pelúcia, cartões postais... dá pra fazer a festa e trazer mimo pra todo mundo, se você for desses/dessas. Além da passarela com várias barraquinhas vendendo os presentinhos, na cidade também tem várias lojas bem bacanudas com roupas lindas. Vale muito a pena dar uma fuçada. O chileno me disse pra tomar cuidado com os vendedores, porque eles tentam passar a perna nos turistas, cobrando mais caro nas coisas. Mas sei lá, eu não me senti lesada em nenhum momento. As etiquetas com os preços estavam lá, não tinha como eles enganarem. Claro que nem tudo é tão barato assim, as bijous por exemplo são bem, bem caras. Mas tem coisas com preços pra todos os gostos e bolsos.

Bom... acho que basicamente é isso.
Me encantei pelo Chile, pelas pessoas (tanto me encantei que voltei namorando, néam?), pela comida, pela educação, pela beleza, pelas paisagens... e espero voltar muito, MUITO em breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário