segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nunca vá ao Rio de Janeiro de ônibus

Pois é isso mesmo que você leu. Nunca, em hipótese alguma vá ao Rio de Janeiro de ônibus. Ou se possível, evite ao máximo essa experiência. Espere sair promoções em empresas aéreas, parcele sua passagem em 839x no cartão de crédito se preciso, mas ir de ônibus não!
E eu não tô falando isso porque a viagem é cansativa, longa, a estrada é perigosa e etc. Muito pelo contrário. Leva só 6 horas de São Paulo até lá (em seis horas dá pra dar uma bela duma dormida que você nem vê o tempo passar), os ônibus da Itapemirim são confortáveis e quando ele começa a descer a Serra das Araras, você tem um puta visual. O problema é quando ele chega lá, na capital fluminense.

No feriado de 7 de setembro eu e mais cinco amigas fomos pra lá. Quando começamos a planejar a viagem, vimos que o vôo da volta sairia de lá no Domingo lá pelo meio-dia, ou seja: seria um dia perdido. Acabamos optando por ir de ônibus mesmo e eu topei de boa, porque já fui pra lá de bus, duas vezes inclusive. E nenhuma dessas viagens foi traumática, a ponto de me fazer repensar a idéia. O problema é que nenhuma dessas vezes o ônibus chegou a parar na rodoviária. E aí meu bem, que vem o porém. A rodoviária do Rio é HORRÍVEL! Sério, horrível mesmo. No meio do nada, um lugar feio, sem segurança alguma. Chegamos na 6ª de manhãzinha e ficamos numa fila INTERMINÁVEL até que o ônibus conseguisse estacionar e deixar a gente desembarcar. Ela é suja, mal cuidada (só tem uma parte dela que foi reformada, e essa parte sim tá legal) e os ônibus são anunciados nas plataformas através de MEGAFONES!!! Nem pra ser por auto falantes, espalhados pela rodoviária, sabe? Mega fone mesmo e boa sorte se você conseguir entender o que o cara está falando.
Aliás, as plataformas são um caso a parte. Puta confusão, precisa de bola de cristal - ou de boa vontade pra alguém te informar - pra adivinhar onde seu ônibus vai parar, é um Deus nos acuda na hora de embarcar e desembarcar, porque fica todo mundo amontoado na frente de um ônibus que pode nem ser o seu. Inclusive eu e as meninas fizemos isso, talvez porque se não fosse assim, não conseguiríamos embarcar.

E eu fiquei mais chocada ainda em saber que essa é a única rodoviária interestadual da cidade. Gente, peraí... tudo bem que aqui em São Paulo também só tem a Rodoviária do Tietê de onde sai ônibus para outros estados, mas apesar dela ser super feia, não dá pra negar que é bem mais organizado, né? Poxa vida... o Rio é uma cidade turística pra caralho, merece um lugar melhor pro pessoal que chega de ônibus... espero de verdade que até a Copa, o governo, estado, prefeitura, whatever consigam dar um upgrade, porque, olha... causa muito má impressão da cidade.

Mas ainda bem que essa sensação passa quando você fica alguns dias lá na cidade.
Eu confesso: sempre fui preconceituosa em relação ao Rio de Janeiro. Sempre fui muito influenciada pela mídia, que de tanto falar, acabou me deixando com verdadeiro PÂNICO do Rio. Achava que assim que saltasse do ônibus, ia ser assaltada, sei lá. Mas nada como uma viagem pra essa impressão mudar.
Primeiro porque eu e as meninas nos hospedamos num hostel que fica no PÉ da favela do Cantagalo. Isso mesmo, a gente se hospedou quase no morro, hahahahaha. E se quer saber, mais tranqüilo impossível. Primeiro porque a favela foi pacificada pela UPP. Ou seja: quase nada de barulho de madrugada, o que me permitiu dormir linda e tranqüilamente. Não tão tranqüilamente assim porque o travesseiro do hostel parecia mais uma folha de papel, mas isso não vem ao caso. Ficava uma viatura da polícia na esquina da rua onde estávamos praticamente 24h por dia. Sabe quando mostra favela em novela da Globo e é aquela calmaria, com uma ou outra música alta, a galera se dando bem, aquela puta paz? E a gente assiste e pensa: ahn, que mentira, até parece que é assim. Pois então, é. Surreal.

Os prédios residenciais do Rio também são lindos. Meio padrões assim, com aquela arquitetura antigona e apartamentos com janelas enormes, bem coisa do centro de São Paulo, sabe? A quantidade de táxis que tem na cidade também, não é brincadeira... sem contar que é MUITO mais barato que aqui em São Paulo, né? O único chato é ter que ficar de olho se os taxistas não estão te enrolando, mas acredito que isso aconteça aqui também pra quem vem de fora. Mal de brasileiro, que sempre quer levar vantagem em cima dos outros.
A praia de Ipanema, apesar de estar LOTADA, é linda também. Água do mar gelada, ideal pra dar uma refrescada no forno  calor que estava fazendo. A junção morro + praia também é bem bonita... pena que quando você olha pro morro, vê um monte de favela... se não fosse isso, a paisagem seria ainda mais bonita. Galera andando de bicicleta de boa pela cidade, coisinhas fofas (e caras) pra comprar na feirinha de Ipanema... e o mate que vendem na praia??? Sério, como que ainda não trouxeram essa idéia maravilhosa pras praias aqui de São Paulo? Aquilo é muito, MUITO bom!

Acho também que nem preciso comentar sobre a vista do Morro da Urca/Pão de Açúcar a noite. Infelizmente, quando chegamos estava uma fila GIGANTESCA e quando conseguimos chegar lá em cima, já tinha anoitecido. Eu já tinha ido no bondinho uma vez de dia, mas sei lá, eu tinha 14 anos e não me lembrava direito. Queria ter visto mais pro fim da tarde/noite, mas ok, fica pra próxima. Valeu a pena do mesmo jeito. A minha única reclamação é: R$53,00 pelo bondinho é muito enfiar a faca, né? E o pior é que só paga meia quem for estudante do Rio. Porra, estudante é estudante em qualquer lugar do país. Ou tô errada?
Por conta do preço - e da grande possibilidade de enfrentar fila - que acabamos abortando a ideia de ir pro Cristo.

Enfim, nada como dar uma nova chance ao Rio de Janeiro. Digo isso por mim, Ana Clara, que pretendo voltar logo pra poder dedicar mais tempo aos passeios turísticos. Porém, voltar ao Rio de ônibus e parar na rodoviária... NUNCA MAIS, hahahahaha.

(Lembrando que essas são as MINHAS impressões. Você pode concordar, ou não)


Nenhum comentário:

Postar um comentário