segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

São Paulo - 456 Anos


Dizem que amor e ódio andam lado a lado. E eu acredito nisso totalmente.
Quer exemplo maior que a minha relação com a cidade onde nasci?


São Paulo é a maior cidade do Brasil, é o que move esse país. Pessoas saem de outros estados para tentar a sorte aqui, o que a torna mais populosa, mais caótica e cada vez mais sem infra-estrutura prá receber os novos moradores e nem para atender os que já nasceram aqui.
O trânsito fica cada vez pior, impossível conseguir chegar na hora marcada prá um compromisso. Também não dá prá aliviar os congestionamentos com o transporte público, pois a qualidade não é lá aquelas coisas. Isso porquê, vamos lembrar, o prefeito recentemente aumentou a tarifa do ônibus dos já abusivos R$2,30 para (mais abusivo ainda) R$2,70. Além de claro, as linhas de metrô serem beeem escassas.
E olha que não citei a poluição (sonora, qualidade do ar, rios que mais parecem esgotos a céu aberto), a violência (que em alguns jornais já viraram "Cotidiano"), crianças, adultos e idosos morando debaixo da ponte e as enchentes, que tem se tornado mais frequentes do que eu pudesse imaginar.


Por outro lado, essa cidade tem tudo, TUDO! É até controverso - e irônico - pensar assim, mas não deixa de ser verdade. Quer se divertir em plena segunda-feira? São Paulo tem inúmeras opções de baladas e festas. Quer provar comida grega? O que não falta aqui são restaurantes dos mais variados cardápios e preços. Saiu da noitada com fome? Também tem vários lugares que funcionam 24 horas e que com certeza vão te agradar. Uma avenida linda onde estão concentrados todos os bancos? Aqui também tem. Quebrou a perna, precisa de uma cirurgia de emergência ou um tratamento raro? Sampa tem diversos hospitais, maternidades e ótimos médicos que podem ser comparados com os melhores do mundo. Se quiser comprar roupas, bugigangas, fantasias etc e gastar pouco, é só ir na José Paulino ou na 25 de Março. Frutas, legumes, verduras, flores. Aqui tem o Mercado Municipal e o Ceasa/Ceagesp. Relaxar no Domingo a tarde andando de bicicleta no Parque do Ibirapuera, assistir a um filme nos mais variados cinemas... enfim, as opções são tantas, que eu poderia escrever linhas e mais linhas sobre isso.

Assim como nas principais capitais do mundo, também temos nossas belezas arquitetônicas como a Igreja da Sé, a Pinacoteca, o MASP e o já citado Mercado Municipal. É... São Paulo é uma cidade e tanto.
É uma pena que seja tão mal-aproveitada, mal conservada. E pior: uma pena que nós, os próprios paulistanos, não saibamos enxergar as riquezas que se escondem por detrás das paisagens que estamos acostumados a ver todos os dias. Acaba passando desapercebeido e não nos damos conta do quão rica é essa cidade.


Parabéns São Paulo, pelos seus 456 anos.

-Ana-



Ps; ahn sim. A foto foi tirada por mim no sábado, quando eu e uma amiga minha resolvemos fazer um passeio de turistas na própria cidade. Depois relato mais sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário