quarta-feira, 5 de maio de 2010

Inveja

De acordo com o Wikipédia, a palavra inveja significa:
"Um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor."


Lendo o real significado da palavra, eu me pergunto: o que leva uma pessoa que frequenta as mesmas baladas que eu, beija os mesmos caras que eu e leva uma vida quase parecida com a minha a falar que "você tem inveja de mim?" Eu não sei se é pobreza de espírito, falta de argumentos na hora de querer discutir, pobreza de espírito ou desconhecimento do real significado de inveja.

Prá mim, o que é realmente invejável é gente que passa as férias de inverno na Europa, passa o final de semana em Nova York ou já veio de família rica e bem nascida. Tenho inveja por exemplo da Gisele Bundchën (?) que é casada com um cara super gato, tem um corpo maravilhoso e uma carreira impecável.

Eu não tenho motivos prá ter inveja de uma pessoa que eu acho que é mais feia que eu, que vai NAS MESMAS baladas que eu, sua conta bancária não é recheada de zeros e o corpo dela nem é tão bonito assim. Assim como quando alguém me ataca virtualmente, a última coisa que eu vou falar é que essa pessoa tem inveja de mim. Inveja por quê? Eu sou gorda, vivo pobre, ainda sou estagiária, baixinha, meu cabelo precisa de escova progressiva, minha pele é oleosa e eu não tenho namorado.
Esse negócio de "sua inveja faz minha fama" (frase mais manjada IMPOSSÍVEL) ou "tá com inveja, entra na fila", tudo isso é tão banal, tão... clichê.




Inveja?
Só do que realmente vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário