terça-feira, 5 de junho de 2012

Diário de Viagem 7/05 - Santiago

O último dia em Santiago. E eu estava triste não só porque eu simplesmente me apaixonei pela cidade, mas porque também me apaixonei por um... bom, deixa quieto, né? Mas enfim, mesmo meio borocoxô, não tinha tempo pra essas coisas não. Esse último dia o esquema foi acordar o mais cedo possível (dentro dos meus padrões de férias, né?) e ir almoçar no Mercado Central!!!
Antes de embarcar pro Chile, ouvi tantas pessoas que já tinham conhecido o país e a cidade me falando de comer no tal mercado, que eu estava curiosíssima pra saber o motivo de tanto frissom. Frissom esse totalmente necessário, porque olha... o negócio é BOM, viu?

O mercado de lá não é tão grande quanto o de São Paulo. E o forte deles é mais frutos do mar, peixes, mariscos e etc. Dei uma volta pelo mercado antes de decidir onde iríamos almoçar e saquei que não tinha muitas barracas de frutas. E tinha muito restaurante também. Por todos os cantos e vários chilenos te abordando, tentando te arrastar pra dentro do restaurante deles. Isso me incomodou um pouco, mas enfim... pelo menos não abordam você de maneira agressiva ou invasiva.





Almoçamos no restaurante do Tio Lucho (esse eu me lembro o nome) e eu que acabei escolhendo ir lá. Porque é um restaurante menorzinho, o senhor que nos abordou foi simpático e era longe da muvuca dos outros lugares pra comer. Abri o cardápio e me deu vontade de comer TUDO, hahahaha. Eu AMO mariscos, peixes, frutos do mar, então sofri pra escolher. No final, pedimos um prato de mariscos e outro de ceviche. E uma garrafa pequena de vinho branco.
Antes de falar do sabor da comida, quero falar uma coisa importante: o preço. Veja bem, pedimos dois pratos e mais um vinho. E não tô falando de prato de arroz, feijão e costelinha de porco. Estamos falando de frutos do mar, ceviche... enfim, essas coisas que costuma ser caras. Mais o vinho... sabe quanto deu a conta? Sem brincadeira? R$28,00. Sim, 28 dilmas, reais, dinheiros... e aí, São Paulo é uma cidade cara sim ou com certeza absoluta???

Enfim, voltando a comida... eu nunca, NUNCA comi nada parecido na minha vida! O sabor dos pratos, meu Deus. Cada garfada no ceviche, cada ostra devorada era um 'hmmmm' novo. Muito fresco, muito saboroso, muito delicioso, muito exótico, muito TUDO! Amei, recomendo pra todo mundo e nem preciso dizer que pretendo comer no mercado quando voltar pra Santiago, né? E pelo preço então... almoço completo!




Saímos do Mercado e fomos andar por aí aleatoriamente, meio sem rumo. Fomos para o centro, andamos pelo Paseo Huérfanos porque eu encasquetei que queria comprar uma bota estilo coturno. Aqui em São Paulo as botas são o olho da cara, mas lá em Santiago vi botas custando R$80,00. Eu tinha visto umas lojas vendendo o modelo que eu queria logo no primeiro dia, mas não comprei. E resolver que vai adquirir alguma coisa justo no seu último dia na cidade não dá muito certo, né? Pois bem, foi o que aconteceu. Entrei em duas lojas, provei dois modelos, não me apaixonei. Aí deu uma bodeada e acabei não comprando.
Aliás, outra dica, especialmente pras mulheres: em Santiago o que mais tem é loja de departamento. Elas são IMENSAS, tem até setor de brinquedos e de perfumes importados, estilo Duty Free. Os casacos são lindos e BARATOS!!! Eu só não fiz aloka das compras, porque de Santiago ainda iria pra San Pedro e eu estava com uma daquelas mochilas que cabem só as roupas que você leva, infelizmente.

Conheci também a versão chilena da Galeria do Rock. Honestamente? Não tem nada que já não tenha aqui na nossa Galeria. As camisetas são muito parecidas, os ~acessórios~ também. Também não comprei nada lá. As únicas coisas que arrematei nesse último dia foram duas boininhas de lã (baratíssimas, paguei 1.000 pesos chilenos em cada uma, o que dá R$4,00), dois ponchos e muitos cartões postais.

Como no dia seguinte eu e o chileno iríamos acordar MUITO cedo pra pegar o vôo para Calama (ele embarcou no vôo uma hora antes de mim), então nada de grandes planos para a noite. Fomos ao supermercado e compramos todos os ingredientes para fazer o famoso completo: uma versão chilena do hot dog com salsicha (claro), mostarda, maionese, catchup, tomate bem picadinho e abacate amassado! Falando assim parece ser horrível, mas é muito gostoso e barato. Tem em toda parte da cidade pra comer e é recomendável pra quem foi viajar com pouca grana e precisa economizar na comida =D

Jantamos tarde e resolvemos sair pra encontrar com a Marta, a chilena que fez o favor de nos apresentar, haha. Buscamo-a na sua casa e depois pra achar um barzinho aberto, penamos viu? Impressionante, mas 2ª a noite em Santiago tá praticamente tudo fechado!
Paramos num parquinho de uma praça no Barrio Brasil (queria muito ter conhecido esse bairro durante o dia) e no final conseguimos achar um bar lá na Bella Vista, bem pertinho do La Chascona. Bebi meu último pisco sour, nos despedimos da Marta e voltamos pra dormir pelo menos umas 3 horinhas.

(Barrio Brasil)



Próxima parada da viagem: Calama - San Pedro do Atacama \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário