domingo, 1 de julho de 2012

Diário de Viagem 10/05 - San Pedro de Atacama e Lagunas Altiplânicas


O terceiro dia de passeio no Atacama foi um dia para acordar muito cedo, mais precisamente as 5:30. Porque as 6 da manhã o 4x4 da agência de turismo ia passar na porta do hostel para nos buscar e irmos em direção primeiro ao Salar do Atacama e depois para as Lagunas altiplânicas.
A preparação para o frio foi: uma leggin flanelada por dentro, uma meia, meu coturno, uma camiseta de manga comprida, uma de lã por baixo, um casaco de pluna de ganso e os orejos que eu comprei em Santiago para esquentar as orelhas.

O nosso guia para as lagunas era chileno, completamente maluco e engraçado. Eu e minha tia conhecemos duas chilenas também engraçadíssimas.
Nossa primeira parada, como disse lá em cima, foi o Salar do Atacama. Minha tia que já conhecia o lugar, tinha me falado meio mal de lá e honestamente... eu achei legal, mas não foi tudo isso não. Achei que ia ver um milhão de flamingos, mas eles estavam em tão pouco número =((. O guia explicou que isso provavelmente foi devido a chuva que caiu no começo do ano, que caiu em maior quantidade do que o esperado e deu uma 'bagunçada' no ecossistema. Além disso, o salar tinha um cheiro de enxofre um pouquiiiinho desagradável, hahahaha. Mas ver flamingos é sempre válido e eu logicamente tirei um milhão de fotos.







Aproveitamos essa primeira parada para tomarmos café-da-manhã (lembrando que a refeição já estava inclusa no preço do passeio). E aí eu senti a dificuldade de comer ao ar livre, com um vento medonho e um frio de cortar a pele, hahahahaha. Imagina você tentando preparar um sanduíche sem tirar as luvas??? Chato, mas não totalmente impossível... o que eu achei bem bacana também foi que em todos os cafés-da-manhã que tomei lá no deserto, sempre tinha chá de coca, bom para quem tem problemas com a altitude.

Entramos de volta no carro e continuamos nossa viagem até pararmos num povoado muito simpático o qual eu não consigo de jeito NENHUM me lembrar do nome. Um povoado bem pequeno, com algumas casinhas e uma igreja, CLARO! Acho que todas as cidades pequenas tem uma igreja pra chamar de sua, né? Eu fiquei imaginando como seria morar num daqueles povoados, no meio do nada, com alguns poucos bares e um frio de congelar lágrimas... fiquei ME imaginando morando num lugar daqueles.






Depois de uma pequena caminhada por essas bandas, entramos novamente no 4x4 e rumamos para as lagunas. Aliás, uma observação minha: a viagem foi incrível e eu amei tudo. Mas as vezes me irritava um pouco esse entra-e-sai do carro. As vezes a gente saía, ficava só tipo 10 minutos, tirava umas fotos, entrava no carro de novo pra dali 20 minutos sair outra vez e... enfim, mesmo assim eu tava de férias e tinha que curtir né?
Antes de chegarmos as lagunas, paramos num lugar onde tinha uns desfiladeiros incríveis. Isso sem contar aqueles vulcões maravilhosos e nevados em volta. É sério, eu não vou cansar de repetir isso... nunca vi nada parecido na minha vida. E quando a gente finalmente chegou nas tais lagunas então...




Em volta só montanhas meio amarronzadas - exceto pelos cumes esbranquiçados da neve - um aspecto de deserto mesmo, meio seco, árido. E as lagunas de um azul/verde IMPRESSIONANTES! Nunca vi água tão cristalina em toda a minha vida. É claro que a gente não pode chegar perto das lagoas, tem até uma delimitação com pedras em volta, mas imagino que elas sejam MUITO geladas.
E são várias lagunas, de água calminha, só com pequenas ondas por causa do vento. Parecia um quadro de pintura... as fotos falam por si só, né?















Caminhamos por um bom tempo em volta das lagunas e nessa caminhada comecei a conversar com uma das chilenas simpáticas que estavam no passeio. Contei sobre minha aventura amorosa em Santiago, sobre os chilenos e os brasileiros em geral... ela curiosa, quis saber o que os brasileiros pensam a respeito dos chilenos. Não soube muito o que responder, apenas disse:

- Quando falam sobre o Chile para nós, os brasileiros já associam os vinhos, a Cordilheira, Pinochet... essas coisas mais básicas.

Tava mentindo? Eu pelo menos faço essa associação. Ou pelo menos fazia, né?
Eu também quis saber o que os chilenos pensavam a respeito de nós, brasileiros. Ela disse que nos achavam um povo muito educado (coitada), amável e simpático. Mas que ela não conhecia nosso país ainda e que gostaria de um dia viajar para o Brasil.

Enfim... uma das coisas mais legais nessa viagem, além das paisagens maravilhosas, foi conhecer gente como ela pra trocar experiências e aprender várias coisas novas.
Saímos das lagunas em direção a San Pedro. Mas não sem antes pararmos em um outro povoado onde tinha um restaurante totalmente roots, mas que de acordo com o guia, oferecia uns pratos maravilhosos! Mais uma vez me senti num filme do Robert Rodriguez ou do Quentin Tarantino, hahahaha. Só um povo meio com cara de índio no lugar, o chão de terra batida, o banheiro precário. Mas caralho, que comida deliciosa... MESMO!
Pedi uma cazuela, prato típico chileno que é o equivalente a nossa canja de galinha. Mas no prato chileno, o frango vem inteiro e com uma espiga de milho. Muito, MUITO gostoso!
Não tirei foto do prato, mas busquei uma imagem no Google pra vocês terem uma idéia:



De volta a San Pedro, sem nada pra fazer. Somente um banho durante a tarde, gastar alguns pesos na lan house e se comunicar com os seus amigos via Facebook, interagir com os gringos no hostel. Mais tarde eu e minha tia fomos jantar num dos restaurantes bacanas da cidade, naquele mesmo esquema: entrada + prato principal + sobremesa + vinho ou pisco = R$28,00.
Uma observação importante: se você for para o Atacama, fique esperto(a) se não vai ter nenhuma festa clandestina. Não tem balada lá em San Pedro, mas de vez em quando rolam as famosas festas clandestinas, no meio do deserto. Infelizmente eu não peguei nenhuma quando fui, mas minha tia me contou que geralmente acontece de um grupo de pessoas se juntar em algum barzinho ou na praça da cidade e saem todos juntos para o deserto e ficam lá, fazendo festa. E são clandestinas, porque - dãããã - são proibidas.

Agora, o porquê de serem proibidas... não me pergunte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário