terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Diário de Viagem - Comprando passagens para o Chile/Novembro 2012

Tá boooom, tá bom, eu sei que estou MUITO atrasada com esse meu diário de viagem. Voltei de lá faz dois meses e honestamente não sei porque demorei tanto pra relatar essa minha última ida ao Chile. Preguiça, falta de inspiração, correria de fim de ano... mas como essa semana anda um marasmo total e irrestrito aqui no trabalho (e aproveitando pra tirar as teias desse blog), aproveito pra dar uma exercitada no meu cérebro já enferrujado graças a publicidade online e vou relatar aqui mais ou menos como foi.

Antes de mais nada, preciso contar a emoção que foi pra comprar a passagem. Aliás, foi uma aventura tão surreal que isso merece um post a parte. No próximo eu conto como foi efetivamente a viagem, as coisas que eu fiz etc etc etc.

Pois vamos lá. Em outubro - e eu não vou me lembrar quando exatamente - meu namorado me disse que poderíamos ir sim ao Maquinaria, que ele ia ter o turno livre e que eu já podia comprar as passagens. Pois bem, entrei primeiro no site da Decolar.com e fiquei realmente assustada com os preços da passagem! É inacreditável como muda o valor de uma hora pra outra. Dois dias antes, pro período do dia 8/11 até dia 12/11, ida e volta mais ou menos uns R$600,00. No dia da compra, a passagem estava custando absurdos quase R$1300,00 (sem brinks) e COM ESCALAS!!!
Me desesperei, quis chorar, me acalmei e entrei direto no site da LAN, onde os preços estavam dentro da normalidade, thanks God. Efetuei lindamente a minha compra prum vôo saindo daqui na quinta-feira a noite e voltando segunda de manhãzinha, pois a ideia era chegar em São Paulo e já ir trabalhar direto.
Minha compra foi confirmada, paguei a primeira parcela (fiz em 3x) e lindo.

Passaram-se algumas semanas da compra, eu me arrependi profundamente de ter comprado pra quinta a noite. Eu fico tão pouquinho com o meu namorado, queria aproveitar o máximo possível. Sendo assim, liguei lá na LAN e perguntei se havia passagens para a quinta de manhãzinha, de preferência no primeiro horário. Sim tinha, mas não com a mesma tarifa que eu havia comprado. Eles iam me cobrar a mais (bem a mais, diga-se de passagem), mas podiam me colocar no vôo das 9 da manhã. Eu ia chegar em Santiago ao meio dia, perfeito! Passei o número do cartão de crédito para um atendente que com certeza não era brasileiro e falava um português carregadíssimo de sotaque e em 3 dias eles mandariam um novo número de reserva pro meu e-mail. Vejam bem, isso foi no dia 2/11 sexta feira. Faltando 6 dias pra minha viagem.

No mesmo dia, eu fiquei sabendo através do meu pai, que o meu cartão de crédito não ia passar pois estava com fatura em atraso e blablabla. Ok, fiquei triste mas me conformei. Segunda-feira, cheguei no trabalho e fui conferir se já podia fazer o check-in online. Não podia, mas curiosamente quando abri meu número de reserva mostrou o vôo das 9 da manhã. Achei estranho e na hora liguei pra LAN.

Abro um parênteses aqui sobre essas ligações: por algum motivo, quando eu tentava ligar lá pelo meu telefone do trabalho, a chamada não completava. Eu tive que lotar meu celular de créditos e ligar diretamente dele. A qualidade das chamadas são HORRÍVEIS e por conta do sotaque dos atendentes, fica super difícil de entender o que eles te falam. Enfim, é uma experiência péssima e eu não recomendo pra ninguém.

Expliquei todo o caso para o moço, que muito solícito disse que ainda não tinha obtido a resposta sobre a minha troca de vôo (a.k.a confirmação do cartão de crédito) e pediu pra ligar mais tarde. Isso foi de manhã e umas quatro da tarde eu liguei e nada. Ok. Qual não foi a minha surpresa, quando no dia seguinte (3ª Feira) eu entro no meu número de reserva E QUEDÊ MEU VÔO??? Não estava disponível para check-in nem o vôo das 9:00 e NEM O DAS 19:00. Ok, liguei novamente explicando tooooda a situação e? 'Ainda não temos a confirmação senhora, mas amanhã logo no primeiro horário ligamos novamente'. Ok moço, mas eu viajo na quinta e eu preciso saber EM QUAL VÔO VOU EMBARCAR.

Não havia muito o que fazer a não ser esperar. E eu esperei, até que na 4ª Feira - vejam bem, faltando UM DIA pra viagem - me ligam: olha só, realmente seu cartão não foi aceito, então pra fazer a troca precisamos de um outro número de cartão. Disse que tudo bem, que eu podia embarcar no vôo das 19:00 mesmo. Aí veio a bomba:

- Olha senhora, a partir do momento que você pede uma troca, a sua primeira reserva é AUTOMATICAMENTE CANCELADA.

Quer dizer, eu já tinha pago a primeira parcela de um vôo que a LAN simplesmente FOI LÁ E CANCELOU! Aquilo me apavorou e pensando em milhares de alternativas, disse que já ligava de volta com um novo número de cartão. Chamei uma amiga minha do trabalho de lado, contei o que estava acontecendo e perguntei se ela me emprestava o cartão, pagava assim que caísse o salário. Sem problemas. Liguei na LAN, fiz tooodo o trâmite novamente e me informaram que em 4 horas me mandariam a confirmação da troca do vôo.

1, 2, 3, 4, 5 horas e NADA de confirmação nem de ligação da LAN. Não preciso falar o quanto fiquei ansiosa e que não consegui colocar nem uma barrinha de cereal na boca, né? Liguei na LAN era umas cinco da tarde já começando a ficar puta, e o moço falando que ainda não tinham confirmado nada. Falei que se até as 18:50 eles não me retornassem (porque pra ajudar, o atendimento deles é só até as 19:00) eu ia ligar de novo. Dito e feito. Liguei e soltei os cachorros. Onde já se viu cancelarem um vôo cuja primeira parcela já estava paga? E eles não avisarem dessa condição de cancelamento no momento da troca de horário? Ok, pode parecer meio óbvio pra quem está acostumado a comprar passagens aéreas, mas pra mim não! E por que o negócio não era automático? Assim que eu passasse o número do cartão de crédito (o meu ou o da minha amiga, que seja), já tinha que avisar se ia liberar ou não.

Fui pra casa espumando de raiva e ansiosa, perigando não conseguir embarcar. Meu namorado, coitado, todo fofo me ligou ansioso que eu tava pra chegar e eu nervosa, comecei a chorar e a falar em português contando o que tinha acontecido, sem nem ligar pro fato de que ele não fala UMA palavra da minha língua a não ser 'caralho'. Me acalmei e contei tudo o que estava acontecendo, dessa vez em espanhol. Ele disse que ia ligar na LAN lá do Chile pra ver se eles podiam ajudar e se ELE podia usar seu próprio cartão pra pagar a maldita taxa. Isso de madrugada, faltando HORAS pra viajar!!! A LAN de Santiago informou que o segundo cartão NÃO tinha sido aprovado, mas que eu poderia ir cedinho ao aeroporto direto na lojinha da LAN, pagar a taxa em cash e embarcar.

E foi o que eu fiz. Cheguei em Guarulhos era umas seis e meia da matina, com tanto medo de não conseguir embarcar, rapei minha conta e fui na tal lojinha. Expliquei a situação pra atendente e eu simplesmente DESACREDITEI quando ela me disse que no sistema, meu vôo das 19:00 aparecia como CONFIRMADO. Parecia um sonho, mas o negócio ficou melhor ainda. Ela disse que poderia me encaixar sim no vôo das 9:00 e pedi pra ela ver quanto ia me custar essa troca. Quase desmaiei quando ela me disse: não vai ser cobrada nenhuma taxa!!! NENHUMA.TAXA!!! SIMPLES ASSIM!!!

Ok, ela emitiu um novo bilhete pra mim, eu ainda com aquela cara de pasma me dirigi ao guichê pra despachar as malas. Isso devia ser umas, sei lá, sete da manhã. Quando chegou minha vez, a mocinha me olhou e falou: VOCÊ NÃO QUER EMBARCAR NESSE VÔO QUE SAI AGORA AS OITO??? Comecei a rir de nervoso, logicamente aceitei, despachei as malas, me despedi da minha mãe, mandei um whatsapp pro meu namorado avisando que ia chegar as onze da manhã e embarquei, INCRÉDULA!

No final das contas deu tudo certo, mas eu prometi pra mim mesma que NUNCA MAIS vou passar por isso. Se eu comprei a passagem pro horário x eu vou me manter nesse horário x. Não vale o nervoso e eu tenho certeza que um golpe de sorte como esses é pra uma vez na vida e nunca mais!

(Continua amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário